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A curva ABC ou regra 80-20 é uma classificação estatística baseada no principio de Pareto.

Seu objetivo é classificar o valor de importância de cada item conforme um determinado critério.

As informações da famosa curva ABC é gerenciada em uma média, sendo:

  • Curva A: aproximadamente 20% dos itens representam 80% do valor de importância.
  • Curva B: aproximadamente 30% dos itens representam 15% do valor de importância.
  • Curva C: aproximadamente 50% dos itens representam 5% do valor de importância.

A Curva A são os itens com maior valor, peso e volume para empresa, onde requer maior atenção.

A Curva B são os itens de valor intermediário.

A Curva C são os itens de menor importância, não significa que os mesmos não devem ser analisados, pois existem grandes possibilidades de ganho nesta curva.

Alguns critérios utilizados:

  • Quantidade de itens vendidos;
  • Valor de vendas;
  • Arrecadação ou lucratividade;
  • Custo de mercadorias;
  • Perdas e quebras;
  • Quantidade de estoque;
  • Valor de estoque.

Podemos analisar também os seguintes tópicos, como:

  • Qual o público alvo em minha loja?
  • Quais itens devo priorizar em minha loja ou não podem faltar.
  • Plano de ação em relação as lucratividades da curva ABC.
  • Estratégias de preços com base na concorrência.
  • Aumento da competitividade e sem deixar de ganhar.
  • Controle de compras.

A curva ABC é uma ferramenta de análise importantíssima para o departamento comercial e financeiro, faça bom proveito desta informação e replique para demais profissionais, vamos construir um varejo com maior conhecimento.