Estrategicamente Agressivo

Uma das estratégias utilizadas pelos supermercadistas para enfrentar os momentos de crise é mostrar agressividade nas ofertas, isto é, trabalhar com margem de lucro muito baixa e, às vezes, até negativa em alguns itens com o intuito de trazer fluxo para a loja.

A estratégia não é ruim, porém, só será completa se for bem calculada. Como, ao reduzir a margem, reduzimos também o lucro bruto, deve haver uma compensação desta perda no aumento das vendas e, consequentemente, da arrecadação.

Faz-se necessário dar atenção a:

  • Promover o item certo, nos dias certos e com a exposição certa;
  • Fomentar as contra ofertas que desviem a atenção do cliente com maior margem;
  • Readequar a margem da categoria no período da promoção;
  • Rever a variedade de itens da categoria;
  • Analisar a inelasticidade do item;
  • Conhecer os melhores dias para as guerrilhas;
  • Montar combos;
  • Explorar as negociações de sell out;
  • Promover campanhas e arrecadação de verbas;

Feito tudo isso, resta garantir uma loja bem abastecida, limpa, com cartazes e splashes de identificação, sorriso no rosto e dinheiro no caixa. Boas vendas!