Estrategicamente Agressivo
Uma das estratégias utilizadas pelos supermercadistas para enfrentar os momentos de crise é mostrar agressividade nas ofertas, isto é, trabalhar com margem de lucro muito baixa e, às vezes, até negativa em alguns itens com o intuito de trazer fluxo para a loja.
A estratégia não é ruim, porém, só será completa se for bem calculada. Como, ao reduzir a margem, reduzimos também o lucro bruto, deve haver uma compensação desta perda no aumento das vendas e, consequentemente, da arrecadação.
Faz-se necessário dar atenção a:
- Promover o item certo, nos dias certos e com a exposição certa;
- Fomentar as contra ofertas que desviem a atenção do cliente com maior margem;
- Readequar a margem da categoria no período da promoção;
- Rever a variedade de itens da categoria;
- Analisar a inelasticidade do item;
- Conhecer os melhores dias para as guerrilhas;
- Montar combos;
- Explorar as negociações de sell out;
- Promover campanhas e arrecadação de verbas;
Feito tudo isso, resta garantir uma loja bem abastecida, limpa, com cartazes e splashes de identificação, sorriso no rosto e dinheiro no caixa. Boas vendas!
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