A curva ABC ou regra 80-20 é uma classificação estatística baseada no principio de Pareto.
Seu objetivo é classificar o valor de importância de cada item conforme um determinado critério.
As informações da famosa curva ABC é gerenciada em uma média, sendo:
- Curva A: aproximadamente 20% dos itens representam 80% do valor de importância.
- Curva B: aproximadamente 30% dos itens representam 15% do valor de importância.
- Curva C: aproximadamente 50% dos itens representam 5% do valor de importância.
A Curva A são os itens com maior valor, peso e volume para empresa, onde requer maior atenção.
A Curva B são os itens de valor intermediário.
A Curva C são os itens de menor importância, não significa que os mesmos não devem ser analisados, pois existem grandes possibilidades de ganho nesta curva.
Alguns critérios utilizados:
- Quantidade de itens vendidos;
- Valor de vendas;
- Arrecadação ou lucratividade;
- Custo de mercadorias;
- Perdas e quebras;
- Quantidade de estoque;
- Valor de estoque.
Podemos analisar também os seguintes tópicos, como:
- Qual o público alvo em minha loja?
- Quais itens devo priorizar em minha loja ou não podem faltar.
- Plano de ação em relação as lucratividades da curva ABC.
- Estratégias de preços com base na concorrência.
- Aumento da competitividade e sem deixar de ganhar.
- Controle de compras.
A curva ABC é uma ferramenta de análise importantíssima para o departamento comercial e financeiro, faça bom proveito desta informação e replique para demais profissionais, vamos construir um varejo com maior conhecimento.
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